quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sobrou vinho na garrafa?



Hoje no caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo (30/08/2012) saiu um artigo muito bacana do Luiz Horta sobre o que fazer com as sobras de vinho. Vale a pena replicar, por que sempre acontece de sobrar vinho em almoços e jantares com amigos, ou especialmente quando se abre uma garrafa no meio da semana.

Eu já havia feito um daqueles cursos básicos da Expand, em que o enólogo italiano recomendou fortemente guardar os vinhos na geladeira, já que é um ambiente frio, e sem luz. Essa dica era tanto para vinhos fechados, quanto para vinhos abertos. Sempre fiz isso, e sempre deu certo.

O Luiz Horta foi bem mais a fundo no assunto, e testou durante uma semana, quatro formas de armazenamento (no freezer, na geladeira com rolha, na geladeira com rolha que retira o ar, e fora da geladeira), e com quatro tipos de vinho: tinto, branco, espumante e fortificado. O resultado o impressionou bastante, mesmo sendo um tremendo expert no assunto.

Resultado:

Tipos de vinho: 

Obviamente o que melhor manteve as características em todos os tipos de armazenamento foi o fortificado, seguido do espumante, tinto, e o branco.

Tipo de armazenamento:

Surpreendentemente, o melhor método foi o CONGELAMENTO! (Santa ignorância, eu nem sabia que dava para congelar o vinho sem estragar....)

1.       Congelamento (7 dias em boa forma para todos)
2.       Geladeira com rolha que remove o ar (de 3 a 5 dias em boa forma)
3.       Geladeira com rolha comum (de 3 a 5 dias com algumas alterações)
4.       Fora da geladeira (de 2 a 3 dias com alterações, mas ainda bebíveis)

E depois?

Para a panela! Existem milhares de receitas com vinho, de simples (como fazer um franguinho com vinho branco, ou uma carne de panela) até as mais complexas.

E ainda....

Fazer vinagre. Existem boas receitas para transformar vinho em vinagre de 1ª. Dê uma vasculhada no Google....

Mais um dica: Para guardar no freezer, o Luiz Horta utilizou garrafinhas pet de água mineral. O ponto é que, por serem menores que a garrafa de vinho, retêm menos ar dentro da garrafa. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário