terça-feira, 12 de outubro de 2010

Roteiro Montevidéu gastronômico

Dizem que a performance do Uruguai na copa do mundo chamou a atenção para este simpático país, que até então era mais conhecido pelos brasileiros pela carne, e por Punta Del Este.

Nos últimos meses vários amigos começaram a nos pedir dicas não só de Punta Del Este (aliás uma dica: uruguaio bacana não fala Punta, fala Punta Del Este...), mas também começaram a pedir dicas de Montevidéu, e até Colônia de Sacramento. Eu já fiz um post sobre Montevidéu em um dia, mas com tanta gente pedindo dicas, resolvi recorrer as minhas primas, já que não estou tão quente em dicas, além das tradicionais. Meu irmão também fez algumas contribuições legais.

Fiz algumas pesquisas na internet sobre Montevidéu, e fiquei surpreso com a quantidade de comentários positivos, e até carinhosos a respeito da cidade. Todos os comentários mencionam a surpresa de chegarem a uma simpática, e charmosa cidade, com ares europeus, comida deliciosa, e um povo simpaticíssimo. É muito bom ver tantos comentários positivos, especialmente por que para mim, sempre foi a minha segunda cidade natal, e eu sempre passei a maior parte do tempo com minha família, visitando primos, tios, avós, tios avós, amigos dos meus pais, enfim, nunca me senti um turista em Montevidéu.

Se eu tivesse que recomendar um único lugar em Montevidéu, seria o Mercado Del Puerto.

No Mercado Del Puerto:

La tem o restaurante EL PALENQUE. Você pode escolher as mesas do restaurante, mas sente no balcão e veja o cara trabalhando no fogo. Peça o assado de tira, mas qualquer carne é boa. Os chorizos (linguiças) têm um tempero diferente das nossas tradicionais Toscana e Calabresa, e são muito boas. Outra coisa que você praticamente só vai encontrar no Uruguai são as Morcillas DOCES. Na Argentina, na Espanha e em Portugal, são, na maioria das vezes, salgadas. As entranhas também são muito boas. Dica: Não pergunte o que é. Simplesmente peça e coma. As mollejas são deliciosas, e segundo o meu pai, são o principal prato do Maxim de Paris....

Antes de comer lá, vá ao balcão do ROLDOS e tome um Medio y Medio que é um mistura de vinho branco doce e seco, por isso o nome. Coma um ou dois sanduíches de pão de miga que estão expostos. São bem simples, mas a graça deles é justamente serem simples e levinhos. Peça um para cada um e só. Senão não sobra espaço para a carne.

Outro lugar que veneramos é o LA PASIVA. Ninguém vai te indicar isso por que é trash. Lá, você come frankfurters (panchos) que são os hotdogs bem simples. Use a mostarda branca especial que eles ofercem por lá. Tem gosto bem particular. Outra iguaria é a Hungara, que é um cachorro quente de lingüiça húngara. São várias lanchonetes espalhadas por Montevideo. O Chivito é outro hit parade. É o chesse salada, e vem especialmente em duas versões, a normal (seria um super cheese salada),e o Canadiense (Um super cheese tudo).

Pizza no Uruguai tem características muito peculiares. São retangulares, grossas, e sem QUEIJO. Se você quiser uma pizza com queijo, deve pedir uma mozarela. É diferente, mas muito gostosa. Pode vir acompanhada de Fainá, que é uma massa de milho bem fininha, que até parece uma massa de polenta. Você pode colocar por cima da pizza e comer junto. É demais!

Sugestões, de pizzerias:

Pizzerie Trouville na Calle Veintiuno de Setiembre 3104 em Pocitos
A melhor de todas, mas que tem que ter paciência para esperar: El Horno de Juan na Calle Martí 3391 entre Chucarro e Benito Blanco (super perto da casa da minha falecida avó...). Também em Pocitos.

Supermercados:

O uruguay tem gado e leite, tudo que é carne e leite, no Uruguai é muito bom. Sorvetes, iogurtes com pedaços de fruta, e o rei do pedaço, o DOCE DE LEITE. Eu sou uruguaio, e posso ser tendencioso na minha opinião, mas o doce de leite uruguaio é melhor que o argentino. Os brasileiros geralmente não relacionam o Uruguai a doce de leite.... Falar de doce de leite no Uruguai é como discutir cerveja no Brasil. Qual a melhor? (Eu prefiro a Bohemia...) As principais marcas são CONAPROLE e LA PATAIA, cujo tambo (fazenda de leite) fica em Punta Del Este, e é além de tudo, um tremendo passeio.

Cervejas e Vinhos:

O Uruguai está ficando cada vez melhor no mundo dos vinhos. A uva mais característica é a TANNAT, mas eles estão produzindo muito mais Cabernet Sauvignon do que Tannat. Pode-se visitar algumas das vinícolas, uma vez que a principal região vinícola, Canelones, fica colada a Montevideo, próximo ao aeroporto.
As cervejas já estão ficando mais conhecidas por aqui. A mais tradicional é a Norteña (que na minha opinião, parece-se com a Bohemia brasileira), e a outra que está cada vez mais presente no Brasil é a Patrícia, que tem gerado um mar de piadinhas: “ A Patrícia é uma gostosa...”, “estou aqui no bar coma Patrícia”....

Bares e restaurantes:

Aqui tive que recorrer as minhas primas. Essas são dicas quentíssimas que o taxista ou o pessoal do hotel não vai saber dar...
Em Pocitos e Punta Carretas:
- Siam
- Bar 62
- La Perdiz (jantar- carne)
- Francis (jantar)
- Sacramento (jantar)

Buceo (bairro que fica entre Carrasco e Pocitos)

- Burlesque
- Barba Roja
- Panini's (italiano, também estão en Ciudad Vieja)
- La Vaca (carnes)
- Bamboo

Carrasco:

- Café Mistério (Rivera e Costa Rica) – bar bacana e tradicional em Carrasco ( Já fui várias vezes)
- Clyde´s (Rivera e Costa Rica)– Outro bar bacana e tradicional de Carrasco estilo pub (Também já fui várias vezes)
- García – (Arocena e Gabriel Otero)

Ciudad Vieja:

- Café Bacacay (Bacacay e Buenos Aires) – Lugar muito pitoresco para ir a noite, próximo ao Teatro Solís

Para dançar:

- Pony Pisador
- Lotus

Buen viaje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário