quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mexilhões Grelhados na Palha de Pinheiro

Essa receita está virando um dos meus clássicos, e até hoje tem impressionado os meus convidados, tanto pelo sabor incrível, quanto pelo processo, e pelo visual: Mexilhões Grelhados na Palha de Pinheiro



Peguei em um livro incrível, chamado PLANET BARBECUE do famoso escritor/churrasqueiro americano, Steven Raichlen. Ele viajou por todo o mundo para conhecer como a pessoas faziam seus grelhados e churrascos. Esteve inclusive no Brasil, onde ficou impressionado com a churrascaria Fogo de Chão.



O escritor viajou 5 horas da Espanha para a França, para conhecer o restaurante La Bouvette, em Île de Ré, na região de Charentes. Uma das especialidades do restaurante, e da região, são os mexilhões, que são produzidos e consumidos na região a mais de 700 anos.

Eu fiquei muito curioso para testar a receita, por que adoro mexilhões, mas também fiquei curioso pelo testemunho, pela característica tão diferente, e pela simplicidade. Segundo o escritor, foi uma das experiências mais marcantes dentre todas as receitas que provou para escrever o livro.


Você vai precisar de:

Uma churrasqueira
Uma forma de alumínio descartável (tipo quentinha)
1 Kg de mexilhões limpos
Palha de pinheiro (daquelas que vocÊ pega no chão, mesmo)

Dicas:

1- Os mexilhões brasileiros não são os melhores do mundo, mas dá para fazer, e fica ótimo, mas se você conseguir comprar mexilhões chilenos, vale a pena. No Pão de Açucar você encontra os espetaculares mexilhões chilenos da marca Pacific Gold, que sempre estão na geladeira de congelados. Eu sempre compro todos que estão na geladeira. E custam só R$ 10,00 o pacote de 500 gramas.

2 - Palha de pinheiro não é o tipo de coisa que você encontra em qualquer lugar. Eu tenho a sorte de ter muitos pinheiros no sítio, mas o Steven Raichlen sugere aos leitores que sempre que estiverem em um lugar com pinheiros, que recolham um pouco de palha para levar. Dá para guardar.

3- Os mexilhões são quase sempre vendidos abertos no Brasil. Se você comprar mexilhões fechados, lembre-se que eles precisam abrir com o calor, se não abrir, descarte.

Como fazer:

1- Fogo alto na churrasqueira
2- Fure a forma de alumínio com uma faca. Faça muitos furos em todo o fundo da forma
3- Coloque a palha na forma de alumínio, sem exagerar, e depois coloque os mexilhões (sem água) sobre as palhas.
4- Coloque a forma na churrasqueira, até que as palhas comecem a queimar. Você pode ajudar as palhas a queimar com um fósforo, ou isqueiro.
5- Quando começarem a queimar, você pode colocar outra forma em cima para defumar melhor.
6- Depois de uns 8 minutos os mexilhões devem estar abertos e grelhados.

Pronto!

Prepare-se para os elegios!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário