segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Azeites monovarietais e condimentados da Borges

Certo dia encontrei o Bernardo no supermercado. A gente trabalhou junto por pouquíssimo tempo na Claro, quando eu fui transferido para o RJ e ele no mesmo dia foi transferido (com todo o departamento de Marketing) para SP. Isso foi no final de 2003. Ele acabou ficando em SP e atualmente está no Marketing da Borges. Nos encontramos (como sempre) no Pão de Açucar da Av. Santo Amaro, e engatamos em um papo sobre azeites.

Vim a saber que a Borges estava trazendo azeites monovarietais e aromáticos (no caso bolados pelo Ferran Adriá do El Buli). Com o excesso de ofertas na gôndola, é sempre difícil diferenciar as opções, e como a maioria das pessoas, eu sempre escolhi o azeite pela pinta de bacana com preço razoável (ao redor de R$15).

Pena que infelizmente não é tão fácil achar todas as variedades nas gôndolas do Pão de Açucar.

As opções monovarietias são excelentes! E o preço é basicamente o mesmo dos extra virgens. São azeites que utilizam uma única variedade de azeitona. Adorei o Picual.

Os aromáticos são espetaculares, e os preços são também ótimos (apesar de serem menores). O que me chamou a atenção é que são, na minha leiga opinião, super equilibrados. É o gostinho condimentado na medida certa. O azeite com alecrim fresco é incrível. Tem gosto de alecrim fresco. O de Quatro Pimentas é também ótimo.

Pensando bem, o Ferran Adriá não ia colocar o nome em qualquer azeite...... Vale a viagem.

Comprar azeite de R$ 100 e achar ótimo é fácil. O difícil é achar um azeite diferente e interessante por menos de vintão.

Aproveitando: Eu tentei fazer um azeite condimentado com alecrim da nossa horta. Ficou bom, mas logo começou a formar uns bolores depois de uns 2 meses, e eu resolvi descartar. Acho que fiz tudo certo, fervi o frasco, coloquei um azeite de boa qualidade, alecrins super frescos, enfim.... Ainda acerto.

Quero criar esse ritual no meu sítio: de fazer azeites e vinagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário