terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O dilema do carvão

Hoje no almoço comentei a amigos que havia criado o meu primeiro blog. Começamos a debater sobre a usabilidade do blog, as novas tecnologias, ter tempo para se dedicar a manter o blog atualizado, e por ai vai.....

Bom, ao falar sobre o objetivo do meu blog (veja o primeiro post: " Por que inquietudes gastronomicas?") surgiu a sugestão: DESCUBRA A MELHOR TÉCNICA PARA ACENDER CARVÃO!

Boa idéia! Vou atrás, apesar de eu raramente ter este problema pela abundancia de pinhas que temos no sítio. As pinhas são ótimas por que queimam fácil, e, diferentemente do jornal, dura bastante. Portanto, colocamos um pouco de jornal, algumas pinhas e o carvão. Nào falha nunca, e não leva uma gota de alcool sequer.

Obviamente carvão seco ajuda. Carvão muito seco ajuda muito.

De qualquer forma, eu gosto da técnica do pão embebedado em alcool, e a técnica do vulcão.

A técnica do vulcão:

Consiste em fazer um rolo oco de jornal, parecendo um cano, que é colocado em pé na churrasqueira, envolto em carvão. VocÊ pode usar uma garrafa como molde para ajudar a fazer o cano de jornal. É só enrolar o jornal em volta da garrafa.

Acenda o jornal por cima e o fogo começará a descer até a base. Como é um rolo de jornal, o fogo dura bastante, e como o cano fica oco no meio, entra bastante ar, fazendo com que o fogo ganhe cada vez mais intensidade pela alta combustão. Essa também não leva alcool. Eu já tentei com o meu irmão e deu certo.

O mesmo amigo que sugeriu o tema comentou que um ventilador é também muito eficiente. "Liga o ventilador que resolve o problema rapidinho".

Aproveitando o assunto, um livro de churrasco argentino, que temos em casa, fala que é fundamental guardar as cinzas de carvão de churrascos anteriores para usar quando o fogo começa a subir na carne. De acordo com o livro, jogar água para baixar o fogo é horrível por que faz fumaça e joga cinzas na carne. Para isso serve as cinzas do churrasco anterior.

Vamos pesquisar mais...

Um comentário:

  1. Nani, a tecnica TERMINATOR é definitivamente o secador de cabelo. Ligado no quente.
    Ele ventila, levando o oxigenio para a fonte de fogo (por menor que seja) e ainda por cima vai secando tudo pelo caminho. Mas é uma pessima ideia. Fora o risco.

    Nego bom, como os da familia Arteaga, vai na pinha e nada mais. Nada mais. E de preferencia colocando elas de ponta cabeca com os espinhos para baixo, para que o fogo pegue pelas suas pontas. Fazendo isso, da ate para ir sem jornal. - Fosforo na pinha de ponta cabeça.

    Cheiro bom, romantico, rustico mesmo...

    Mas quando tudo falha, aqueles fosforos bem gordos gigantes da FIATLUX (que já vem com "combustiveis" que duram mais que o fosforo normal) tambem resolvem bem.

    ResponderExcluir