quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Quando estiver viajando, não se esqueça de visitar o supermercado

Eu sempre que viajo aproveito para visitar supermercados. É uma forma interessante de ver as pessoas comuns e as particularidades de cada povo.

Visitei supermercados na Grécia, China, Inglaterra, Italia, Espanha, França, Estados Unidos, México, Peru, Venezuela, Argentina, Chile, Uruguai, e até na minha estada de 5 horas no Japão, acabei conhecendo uns mercadinhos em Narita.

Quando eu era criança, os artigos importados eram o máximo. Tênis, chicletes, pastas de dente, desodorantes, champus, bonés do Figment (dragão da Epcot Center), camisetas... Quem tinha, estava na crista da onda. Hoje, com a globalização, a coisa mudou bastante. Eu compro pasta Crest até no mercado do Pelé, no Cajuru do Sul, perto do meu sítio. Se você for a seção de limpeza ou higiene de um supermercado de bairro em Atenas, vai se sentir como no Pão de Açucar. As marcas são as mesmas... Na seção de alimentação é diferente.

Quando estávamos na China íamos todos os dias ao supermercado comprar o jantar. Tinham mais de 1 milhão de tipos de "cup noodles". Uma delícia. Em Santiago (eu fui todos os meses por 2 anos), eu ia tanto a um suermercado em Las Condes, que sempre tentavam me dar um cartão fidelidade. Comprava vinhos, frutas, molho ají, e todo o tipo de frutos do mar enlatados da marca Robbison Crusoe (almejas, locos, machas....). Em Atenas compramos muitos azeites, na Espanha, Açafrão e embutidos, e na Cidade do México já comprei todos os ingredientes para um banquete de tacos e burritos. E de Londres trouxe sal rosa do Himalaia.

Certa vez estavámos em NY com o Terra, um amigo que é atualmente uma das maiores autoridades em varejo no Brasil, e fomos a um Whole Food no início da Central Park West, ao lado do hotel Mandarin. Lá ele nos apresentou o azeite trufado. A poucas semanas atrás, o Rogério Fasano, em sua reportagem nas páginas amarelas da Veja, condenou o azeite trufado. Tudo bem, para alguém acostumados com os padrões da alta gastronomia, o azeite trufado pode ser o fim da picada. Para nós mortais, É UM SHOW!!!! Você colca poucas gotas e dá um colorido muito especial ao prato. E ainda pr cima custa relativamente barato.

Você faz um jantar em casa para os amigos, e quando eles perguntarem sobre aquele aroma tão interessante, você pode dizer: "Sim, você deve estar se referindo ao azeite de trufas negras que trouxe de NY"... Para tudo!!! É mais emocionante do que chegar no primeiro dia de aula com aquele tênis Reebok cano alto, na década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário