domingo, 21 de fevereiro de 2010

Por que "Inquietudes Gastronômicas"

Esse é o meu primeiro post em um blog. É curioso. Fico pensando em como escrever, e o que vai acontecer depois.... Certamente isso vai ficar cada vez mais automático e interessante com o passar do tempo. Por isso, vamos começar! Como diz meu pai: "No hay peor gestión que la que no se hace"

Por que Inquietudes Gastronômicas?

Bom, antes de mais nada, sou um curioso por culinária. Daqueles que a mãe, a esposa e alguns amigos consideram um ótimo cozinheiro, mas que no fundo, apesar de haver começado a explorar a cozinha a pouco tempo, e não dominar técnica alguma, sou muito esforçado e exigente.

Uma das minhas principais inquietudes é como fazer coisas muito saborosas e simples. Sempre que compro um livro importado, vejo um excesso de condimentos, ingredientes, molhos e "invenções", que, a minha opinião, acabam sempre matando a idéia original.

Por meio deste blog, pretendo me aprofundar nas diferentes técnicas de culinária simples e saborosa, e de preferência, que apresentem rituais gostosos, para fazer com a família e com os amigos.

Passei uma temporada viajando todos os meses para o Chile e para Argentina, e tive a oportunidade de conhecer ótimos restaurantes. Em Santiago, um dos meus favoritos passou a ser o Tierra Noble (http://www.tierranoble.cl/), na Av. Nueva Costanera 3872 em Vitacura. O segredo do lugar é preparar tudo (Carnes, peixes, frutos do mar) na grelha com praticamente nenhum tempero. Na maioria das vezes, somente sal e pimenta do reino. É um espetáculo! Bom, o lugar é bem bonito e sofisticado, e com um bom vinho, e uma boa salada, tornam a experiência ainda mais especial. E os pratos..... São daqueles que no dia seguinte você se pergunta se não seria uma boa jantar lá novamente.

Em Buenos Aires tenho uma lista bem bacana de sugestões de um grande amigo que é um profundo conhecedor das últimas baladas e points de capital argentina. Mas indo ao meu ponto, para quem curte uma carne, as grelhas argentinas (Parrillas) produzem carnes e embutidos sensacionais. Novamente, levemente temperados com sal.

Obviamente, um bom começo é comprar carnes e peixes do melhor tipo e da melhor qualidade. Realmente faz diferença. Mas existe mais do que isso: Saber manter a temperatura e o tempo de cozimento ideal, saber cortar a carne para obter a espessura ideal, saber a quantidade ideal de sal para não ficar se graça entre outros detalhes.

Vou começar a minha pesquisa. Vamos ver onde vai dar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário