segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

INTRODUÇÃO: Churrasqueira no varanda versus Terraços Gourmet

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Recentemente mudei para um apartamento com uma "Varanda Gourmet". Estava contando os dias para poder entrar para o "badalado" mundo dos churrascos na varanda. Eu como boa parte dos brasileiros (e uruguaios...) adoro churrasco, adoro cerveja, e adoro estar com os amigos comendo churrasco e bebendo cerveja. Por isso, ter uma varanda com churrasqueira (odeio chamá-la de gourmet, por que NÃO É...) era algo que eu tinha certeza que iria gostar.

Essas novas configurações de varanda são atualmente obrigatórias em qualquer apartamento novo na cidade de São Paulo. Já cheguei a ver anúncio de "Varanda Gourmet" até mesmo em apartamento com menos de 100 mts2, o que faz pensar o quanto comprometeram o resto do apartamento.... Se formos avaliar, na década de 1990, poucos apartamentos pequenos e médios eram lançados com varanda, muito menos com varandas generosas. No início dos anos 2000, as varandas começaram a se popularizar, e com o tempo passaram a aumentar bastante de tamanho. Houve uma época, em meados dos anos 2000, que as varandas eram praticamente tão grandes quanto as atuais "Varandas Gourmet", mas sem a churrasqueira. Depois disso, qualquer apartamento quarto e sala tem uma.

Na minha opinião, terraço com churrasqueira é uma coisa, "TERRAÇO GOURMET" é outra. Um tem uma churrasqueira, uma pia, e (as vezes) uma bancada (muitas vezes "bancadazinha"), o OUTRO, possui churrasqueira, pia, fogão, boa bancada, geladeira, bons armários, e um ótimo espaço para uma confortável mesa. É bem diferente. o GOURMET quer cozinhar coisas sofisticadas, e precisa de muito mais infra estrutura do que o CHURRASQUEIRO.

Apesar dos últimos surtos de preço da carne, é inegável o sucesso que essas varandas tiveram entre os paulistanos, muitas vezes vou ao supermercado, e as peças mais cobiçadas já foram vendidas nos primeiros minutos do dia, o mesmo com o carvão, linguiças e demais ítens obrigatórios, ainda assim, conheço muita gente que não usa a churrasqueira pelos mais diversos motivos: Por que suja, por que faz bagunça, por que ainda não teve ânimo de fazer, por que não sabe, por que faz fumaça, ou por que não gosta (sim, existem pessoas que não gostam de churrasco, além dos vegetarianos).

Como eu já estava na onda do blog gastronômico, logo percebi que este seria um tema muito rico para explorar. E realmente é. Fazer um churrasco na varanda, não é a mesma coisa que fazer no sítio na praia, ou mesmo em uma casa. Realmente dá mais trabalho, não tem onde apoiar as coisas, o chão da varanda fica imundo, as churrasqueiras geralmente são mal projetadas, e em alguns casos, a conexão entre a varanda e a cozinha se faz pela sala (os mais modernos não são mais assim. Ainda bem....).

A não ser que você more em um apartamento de mais de 250 mts2, ou em um apartamento com uma legítima VARANDA GOURMET, o sucesso do seu churrasco vai depender muito de uma boa preparação e planejamento. Parece coisa de livro de administração, mas é a realidade. Pense em todos os utensílios que ira utilizar, ingredientes, carnes, travessas, tábuas, panos (de pia, e de chão) e deixe tudo pronto, e a mão. A dinâmica do churrasco é outro aspecto fundamental: Será na base do aperitivo, todo mundo comendo em pé, ou estarão todos sentados comendo outros acompanhamentos, e as carnes terão que sair todas ao mesmo tempo? O número de comensais também interfere de forma direta no sucesso do churrasco. Atenção aos churrascos para mais de 10 pessoas. Dá o triplo de trabalho, especialmente se quiser que as pessoas comam ao mesmo tempo, e sentadas.

Por fim, é muito importante pensar no pós churrasco. Quem irá se ocupar da limpeza dos pratos e do local? Eu resolvi boa parte do meu problema com uma máquina de lavar pratos GRANDE. Veja o post :http://inquietudesgastronomicas.blogspot.com/2011/02/cozinhar-e-um-terapia-lavar-prato-nao.html

Para facilitar a vida dos adeptos dos churrascos nas alturas ( o meu prédio tem 28 andares...), começarei a escrever sobre o tema, começando pelo tópico "PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO".

2 comentários:

  1. Fe,
    adorei!!!!
    O cometário sobre o fim do carvão e das melhores carnes nos supermercados é ótimo!! Aqui na granja pe incrível, na sexta á tarde ,quando vejo que vai rolar um sol no final de semana já vou abastecer e fico impressionada com a quantidade de pessoas pegando carnes, carvão e linguiças...fora o bom pão de alho.
    Aqui é incrível, todo final de semana temj vizinhos fazendo churrasco, de dia ou de noite, e nós entramos nessa....fazemos churrasco para nós 4 numa boa....quanto a limpeza....bem isso eu deixo para o cara que vem 1 vez por semana limpar a área de fora ou a empregada na segunda...e máquina de lavar pratos....essa eu uso sempre!!!!!não quebra pratos e economiza água e detergente...
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Bia. Na Granja Viana o consumo de carne e itens de churrasco nos finais de semana deve ser incrível. beijo

    ResponderExcluir