Apesar de as varandas com churrasqueira serem bem divertidas, a imensa maioria dessas varandas foi projetada por um engenheiro acostumado a fazer prédios, e que provavelmente não contou com nenhuma consultoria especializada para definir o melhor esquema para a churrasqueira. Por conta disso, a maioria das varandas com churrasqueira tem algum probleminha de projeto que incomoda, ou chega a atrapalhar na hora de fazer o churrasco. Vão desde o piso, que fica imundo, grudento, ou escorregadio, passando por falta de bancadas, má localização da churrasqueira, falta de exaustão, ou desconexão com a cozinha.
Ninguém gosta de ficar parecendo um cego em tiroteio quando está no comando de um churrasco, afinal, muitos brasileiros já nascem sabendo jogar futebol e fazer churrasco. Por isso ter controle sobre o ambiente, sobre o processo, e sobre a dinâmica do evento é fundamental.
Antes de mais nada:
A primeira coisa a se fazer é olhar para a varanda, para a churrasqueira, e para a bancada e avaliar como seria um churrasco ali. Onde ficarão os implementos, onde as pessoas vão sentar e comer, onde ficarão as bebidas, onde você vai cortar a carne, como você vai abastecer a churrasqueira, enfim. Outro detalhe que muitas vezes é desconsiderado: O PÓS CHURRASCO. Quanto melhor for o esquema para limpar tudo, e voltar a normalidade da casa, maior serão o prazer, e as chances de repetir o churrasco mais vezes.
O básico para começar:
Estes são itens obrigatórios para qualquer churrasco que você for fazer, e devem estar a mão, antes de começar:
Começando pelos menos óbvios:
- Lixeira
- Pano de prato ou toalha para as mãos
- Pano para limpar a pia e a bancada (ou um perfex)
- Pano para limpar o chão
- Utensílios para mover o carvão, ou a grelha
- Um bom pegador para mover e pegar as carnes
- Boas facas
- Taboa para cortar carnes
- Assadeira, ou uma boa travessa para deixar as carnes antes ir para o fogo
- Travessa ou pratos para servir as carnes
No fundo são dicas óbvias, mas que nós, na prática, já ficamos batendo cabeça por não providenciar tudo antes de começar. Sem a lixeira, você começa a acumular pedaços de gordura, embalagens das carnes e das lingüiças, e guardanapos de papel usados. Sem o pano de pia ou de chão, o lugar vai ficando imundo; sem a assadeira, você fica sem saber o que fazer com a carne enquanto não vai ao fogo; e sem a travessa para servir, a dinâmica fica toda atrapalhada, por que as pessoas terão que se amontoar no meio de campo para provar a carne.
De novo, quando o churrasco é feito em uma casa, ou em um sítio, muitas vezes sobra espaço. Na varanda, fica tudo amontoado. Muitas vezes você só vai entender isso ao fazer um churrasco. Antes da primeira experiência, dá a impressão que o espaço é suficiente. Geralmente não é.
Para facilitar:
1) Ganchinhos na parede são fundamentais para pendurar toalhas, pegadores, e alguns utensílios. São uma verdadeira mão na roda na hora da correria. Imagine que você está com pouco espaço, a bancada e a pia já estão atoladas de coisas, você tira a carne da grelha com o pegador, e não tem onde colocar o pegador.... Vai para o ganchinho.
Importante lembrar que os ganchinhos precisam estar em lugares seguros, para evitar que alguém bata a cabeça em caso de distração.
2) Um bom imã para facas é outra ótima alternativa para liberar espaço e aumentar a segurança, especialmente se houverem crianças por perto.
3) Geralmente as bancadas permitem a colocação de um armário, ou de um gaveteiro. Este armário será um lugar fundamental para guardar pratos, talheres, carvão, e algum utensílio de pouca utilização. Não deixe este armário por último na lista de prioridades. Ele é fundamental para organizar, e manter a varanda arrumada. Caso contrário, você vai ficar com aquele buraco embaixo da bancada, com um saco de carvão jogado. Fica feio.
4) Se possível, faça também uma prateleira sob a bancada. Ajuda muito na organização. Por exemplo, para tirar de circulação a assadeira com a carne que está por assar.
5) Muitos apartamentos já vem com a grelha. Lembre-se que você não tem necessariamente um quintal para lavar a grelha depois do churrasco, por isso, as vezes pode compensar mais ter duas grelhas pequenas, ao invés de uma grelha grande. As grelhas pequenas podem caber no tanque, ou mesmo em uma máquina de lavar pratos grande.
Preparação:
É mais fácil fazer toda a preparação na cozinha, e levar tudo pronto para a varanda. Quanto menos atividade tiver na hora do “vamos ver” mais tranquilo será o churrasco, e mais controle você terá da situação. De novo, parece obvio, mas sempre acontece o contrário. Deixa-se para preparar as carnes, desembalar as lingüiças, preparar os molhos e os temperos na hora. O lugar fica bagunçado, sujo, e aumenta o stress do processo.
Quando você prepara tudo antes, e já deixa cada coisa em um recipiente apropriado e acomodado próximo a churrasqueira (de modo a não atrapalhar o fluxo), o churrasco fica parecendo uma orquestra. Vira um processo quase intuitivo, que enquanto você conversa com os amigos, vai conduzindo o churrasco como se aquilo fosse a sua profissão diária. Ficam todos admirados com a sua habilidade.
Outro detalhe importante de preparação é definir a dinâmica antes de começar. Haverão acompanhamentos? A carne será servida de uma vez só? Onde sentarão as pessoas? Quantas pessoas virão?
Se você pretende preparar acompanhamentos, precisa prepará-los com antecedência. Se for servir tudo de uma vez, precisará sincronizar o tempo da carne com o preparo final, ou aquecimento dos acompanhamentos. Nos casos de servir à mesa, fundamental preparar a mesa antes do churrasco.
Por último:
1) Lembre-se também de que uma boa iluminação faz o ambiente ficar mais agradável e funcional. Cansa menos.
2) Para aqueles que gostam de sofisticar um pouco mais, existem cooktops elétricos de uma boca, que podem ser um recurso interessante para preparar algo em paralelo ao churrasco. Nesse caso, a preparação, e a organização passam a ser ainda mais importantes.
3) Churrasco para mais de 10 pessoas dá o triplo de trabalho. Nestes casos, menos é mais. Prefira simplificar, diminuir as variedades, e diminuir a formalidade.
Bom churrasco!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário